Promises

Promises
A vontade de Deus é a melhor! Ela é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2b).

domingo, 26 de outubro de 2014

1 Timóteo 2: 1,2


1 Timóteo 2:1 - ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 

Escrevendo sobre as posturas dos cristãos, no que se refere aos que estão em posição de governo, Paulo é taxativo: “... Recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos que exercem autoridade” (I Timóteo 2:1,2).

Quando Paulo escreveu, por inspiração divina, a recomendação acima, estava vivendo a ditadura dos imperadores romanos. Eles eram despóticos, desumanos e perseguidores do cristianismo. A seita dos zelotes não aceitaria o conselho do Apóstolo. Porque, para os “zeladores”, extremistas, romano bom era o romano morto.

Por mais difícil de engolir o ensino bíblico, entretanto, ele é o que a Bíblia nos ensina. Gostemos ou não do presidente, nossa missão é a de orar por ele. A revolução armada, para depor governantes despóticos, não tem apoio nem dos apóstolos, nem de Cristo. A revolução cristã é muito mais poderosa. É a revolução do temor a Deus e da oração. Da oração pelos governantes.



1. A oração pelas autoridades faz parte do ministério da intercessão por todas as pessoas, incluindo os governantes. A oração pelos outros (intercessão) agrada a Deus.

2. Os governantes são parte das leis de Deus para a humanidade.
Há leis naturais (estudadas pela física e pela química, por exemplo) e espirituais (instruções sobre a arte de viver nesta vida e na próxima) e há leis sociais (com o conjunto de regras para a vida em sociedade ou vida política).
Uma destas leis é a existência de governos para liderar as nações, estados e cidades.
Eles vivem sob uma pressão muito grande.
Eles vivem sob uma tentação muito grande.
Eles vivem sob uma sedução muito grande.
Eles precisam de uma sabedoria solidária para governar.
Ele precisam de nossas orações.

3. Os governantes precisam de qualidades naturais (dadas naturalmente por Deus), mas também de qualidades especiais (dadas sobrenaturalmente por Deus) para bem governar.
Quando oramos por esses governantes, pedimos a Deus que os capacite, tanto natural quando sobrenaturalmente, não importa se crêem nEle.
Um bom governo permite que os cristãos vivam em liberdade e possam proclamar o amor de Deus para com todos.

4. A oração pelos governantes não elimina o direito à crítica, que pode pedir por seu impeachment. Os tiranos devem ser depostos. Os pastores Martin Niemoller e Dietrich Bonhoeffer resistiram a Hitler. Martin Luther King Jr resistiram à política oficial segregacionista norte-americana. Orar por um político não é aprovar sua conduta.

Devemos pedir pela conversão dos governantes.
Devemos pedir sabedoria para os governantes.
Devemos pedir generosidade dos governantes.
Devemos pedir que os governantes consigam atuar de modo a contribuir para que haja justiça e liberdade.
Podemos até pedir saída dos governantes incompetentes ou corruptos, respeitada a lei, se democrática.

Nenhum comentário:

Minhas Postagens